27/jun/2017

Silvio Santos e Dudu Camargo: a queda do jornalismo no SBT

silvio santos e dudu

O post de hoje é mais um desabafo diante dos últimos acontecimentos envolvendo SBT, jornalismo, Maísa Silva e Dudu Camargo, apresentador do telejornal ‘Primeiro Impacto”. Para quem está por fora do que aconteceu, vou deixar esses links para contextualizar:

Silvio Santos ‘oferece’ Maisa para Dudu Camargo, mas ela reagiu

Nova cara do “jornalismo” do SBT, Dudu Camargo fica só de cueca e apalpa boazudas no “Pânico”

Em nova gravação com Silvio e Dudu Camargo, Maisa chora e abandona palco, diz site

Dudu Camargo e Rachel Sheherazade: o declínio

O jornalismo do SBT, apesar de não ser tão forte como o de outras emissoras, sempre contou com alguns nomes importantes, como Roberto Cabrini, Ana Paula Padrão, Carlos Nascimento, Hermano Henning, entre outros. Este último, depois de mais de 20 anos na emissora, foi demitido há poucos dias, fato que para muitos representa o fim do jornalismo no canal.

Infelizmente, existe outra situação que vem jogando a imagem jornalística do SBT na lama. Desde a escalação de Dudu Camargo para a apresentação do telejornal ‘Primeiro Impacto’, no dia 12 de outubro do ano passado, jornalistas e até mesmo espectadores não entendem que diabos deu na cabeça de Silvio Santos pra fazer uma coisa dessas.

Além de não ser formado em jornalismo (um requisito que deveria ser básico), o comportamento do garoto dentro e fora do programa é deprimente, algo que não corresponde de forma alguma com imagem esperada de um apresentador de telejornal. Antes mesmo da escalação de Dudu, o jornalismo do SBT já mostrava sinais de declínio, com as opiniões duvidosas de Rachel Sheherazade. Afinal, o que está acontecendo na emissora de Silvio Santos?

Silvio Santos X jornalismo

Já li algumas vezes que o apresentador nunca fez muita questão de investir no jornalismo. De acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações, toda emissora de TV e rádio deve dedicar, no mínimo, 5% da sua programação para o conteúdo noticioso.

Será que o dono do baú sempre viu o jornalismo apenas como uma obrigação e agora decidiu “chutar o pau da barraca?”. Recentemente, foi divulgado que ele suspendeu a produção de matérias especiais (aquelas mais longas ou em formato de série). A única exceção é o programa ‘Conexão Repórter’, apresentado por Roberto Cabrini. O motivo pode ser a boa audiência, já que ele frequentemente fica em 2º lugar no ibope (alguma vezes até alcança a liderança).

Decepção para os fãs

Quem me conhece sabe como sempre fui muito fã do SBT. Já fui várias vezes no auditório quando era adolescente, assistia toda a programação e acredito que a emissora influenciou muito na minha decisão de fazer jornalismo. Ficava fascinada com as matérias especiais do Cabrini, principalmente quando ele fazia cobertura da guerra no Afeganistão. Mesmo depois de formada, sempre tive o sonho distante de trabalhar lá, algo que foi se perdendo com o passar do tempo e, agora, morreu de vez.

Fico pensando nos profissionais que trabalham lá, que provavelmente também tinham esse sonho e agora acompanham a emissora virar chacota e sinônimo de descaso com a profissão. Tenho que admitir que a minha admiração pelo Silvio Santos também está diminuindo cada vez mais, ainda mais diante do comportamento com a Maísa. Ela é um ícone da nova geração de mulheres que vem aí, e ele parece parado no tempo, cheio de ideias preconceituosas e machistas.

O futuro do jornalismo no SBT parece sombrio. Vocês acreditam que ainda existe salvação? O que acham das atitudes do Silvio Santos em relação ao Dudu Camargo e a Maísa? Compartilhem comigo nos comentários!

                
 

1 Comentário

  1. FABIOTV disse:

    Olá, tudo bem? Olha só.. Acredito que aquela brincadeira entre o Dudu e a Maísa ganhou uma proporção indevida… Aquilo lá deveria ter sido um grande chiste…Mas as pessoas levaram a ferro e fogo..A Maisa vive um momento de transformação e parece perdida. O Dudu também parece perdido e não sabe o que fazer… Bjs, Fabio http://www.tvfabio.zip.net

Deixe o seu comentário!