03/abr/2017

Buzina Festival e a descoberta do dia: Banda ONLY

buzina

No último sábado (1/04) aconteceu em São Paulo a 1ª edição do Buzina Festival, que reuniu bandas como Fresno, Scalene, Supercombo, Jay Vaquer, entre outros nomes do rock nacional. Estive lá e vou falar brevemente sobre o que achei do festival e destacar a apresentação da banda ONLY, que eu não conhecia e curti muito. Acompanhem!

OBS: Não tirei fotos dos shows, mas aqui vocês conseguem conferir várias imagens!

Sobre o Buzina Festival

O evento foi organizado pela Agência Pindorama e contou com uma boa divulgação nas redes sociais. Eles optaram por anunciar a ordem de apresentação das bandas apenas dois dias antes do festival, o que causou certa irritação e ansiedade nos fãs. Por estratégia da agência, não foram divulgados os horários de cada show, mas algumas bandas anunciaram em suas próprias redes sociais.

A apresentação do cantor Ivo Mozart foi cancelada de última hora. Não foi divulgado um motivo oficial, mas com certeza a decisão teve relação com essa notícia: Cantor Ivo Mozart é acusado de dar socos e tentar asfixiar ex-namorada. Para preencher o tempo vazio do show cancelado, as bandas que tocaram antes e depois tiveram um tempo maior de apresentação (sorte dos fãs).

Uma coisa que achei muito legal é que o festival contou com dois palcos. Enquanto uma banda tocava em um palco, a outra já organizava seu equipamento no outro e o intervalo entre os shows era muito rápido (alguns foram praticamente emendados um no outro).

Um ponto de atenção para a próxima edição: os preços dos lanches e bebidas estavam um pouco salgados, e no horário “de pico” do evento houve muita fila e demora. Fiquei metade do show do Zimbra esperando pra ser atendida 🙁

Fazendo um resumo bem rapidinho sobre os shows, me surpreendi com a qualidade da Scalene e do Zimbra ao vivo e me decepcionei com o Jay Vaquer. Ele inicia a apresentação com uma máscara de porco que cobre a boca e isso dificultou a compreensão das músicas. Também não curti muito a escolha do repertório.

E o que dizer da Fresno, meus amigos? É o quarto show deles que fui e posso dizer que foi o melhor até hoje. As música do CD novo (A Sinfonia de tudo que há) ficaram muito boas ao vivo. Pretendo um dia fazer um post só falando sobre a Fresno 🙂

Agora vamos ao destaque do dia!

Banda ONLY: referência a Raul Seixas e música sobre o aborto

banda only

Tirando os grandes nomes do festival, ficou claro que a banda ONLY foi a que mais animou a galera. O som deles fugiu um pouco do estilo das bandas que tocaram antes, apostando em letras mais políticas e com reflexões sociais. Em uma das primeiras músicas do show, “Baião de Dois”, senti que ele traziam uma forte influência de Raul Seixas, o que logo se confirmou após ele cantarem um trecho de “É fim de mês” e a “A maçã“.

Também achei muito legal a música “Aborto”, onde eles contam a história de uma menina que foi estuprada e por não conseguir fazer um aborto, passou a vida sofrendo e “teve que entregar a própria vida para aquilo que ela negou” (o filho indesejado). Antes de começar a música, o vocalista, Dimitri Parra, disse que a canção era uma defesa ao direito das mulheres e que seria uma ironia cantá-la antes da apresentação do Ivo Mozart, se ele estivesse presente.

Falando em vocalista, Dimitri tem muita presença de palco e uma voz potente. Eles fizeram um medley de Iron Maiden, Metallica e Guns’n’Roses que ficou maravilhoso! E por fim, supreenderam o público com um cover de “Você não me ensinou a te esquecer”, de Caetano Veloso.

Se quiserem conferir as músicas, é só acessar o SoundCloud da banda. A segunda edição do Buzina Festival já foi confirmada, mas sem data prevista. Vamos aguardar o que vem por aí 🙂

E vocês, conheceram alguma banda ou cantor(a) legal recentemente? Compartilhem nos comentários!

                
 

6 Comentários

  1. Mayumi disse:

    Melhor coisa os meninos da Only, com suas letras bem posicionadas sobre assuntos políticos-sociais, tocarem e cobrirem o horário do rapaz que bateu na mulher. 😉

  2. Thiago disse:

    Me surpreendi também com o show que teve duas bandas juntas, muitos instrumentos diferentes e muito timbre eletrônico com guitarras pesadas, curti mto!

  3. well ribeiro disse:

    Olá, fiz várias fotos do festival, caso queira acrescentar na matéria, ou algo assim, disponibilizo-as para você e só peço a menção do meu nome como o autor hahaha. Abraços, qualquer coisa, o email para contato está ai.

    (flickr.com/wellribeiro)

  4. FABIOTV disse:

    Olá, tudo bem! Sinceramente, não tenho a menor paciência com filas. Eu prefiro não encará-la haha. Desconhecia a notícia sobre o Ivo Mozart. Bjs, Fabio http://www.tvfabio.zip.net

Deixe o seu comentário!