22/ago/2016

Bates Motel: mais assustador que muito filme de terror

Capa_de_Bates_Motel

Hoje eu vou falar sobre a série Batel Motel, baseada no filme Psicose (1960), de Alfred Hitchcock. Juro que tentei achar uma forma de escrever esse post sem dar spoilers do filme, mas não conseguiria falar tudo o que eu quero, então, se você não assistiu Psicose, continue por sua conta em risco rs. Se quiser relembrar a história, clique aqui.

BatesMotelDestaque

Norma e Norman

Batel Motel conta a história de Norman Bates (Freddie Highmore) desde a adolescência, mostrando seu relacionamento estranho e obsessivo com sua mãe, Norma (Vera Farmiga), e os acontecimentos que o levaram a se tornar o assassino que vemos no filme. A história se passa nos dias de hoje, mas o motel e a casa dos Bates são retratados de forma fiel a produção cinematográfica.

Começando pelo começo, preciso dizer que o primeiro episódio é genial!! Após a morte do pai de Norman, ele e sua mãe se mudam para a cidade de White Pine Bay, onde Norma comprou o motel com a esperança de começar uma vida nova. Só que logo na chegada, acontece um crime (o primeiro de muitos), e começamos a conhecer a personalidade desses dois personagens tão incríveis e perturbadores. Digo que esse episódio foi genial porque a sequência das cenas lembra muito a história do filme, e a primeira ideia que vem à cabeça é que Norma é a responsável pela loucura de Norman. Mas ao longo da primeira temporada vemos que não é bem assim…

Relação entre Norman e Norma

Mãe e filho tem uma relação obsessiva, que muitas vezes causa aflição. Norma é superprotetora, e Norman é totalmente submisso à mãe. Algumas vezes, eles parecem um casal, e fica claro que os dois possuem alguns transtornos psicológicos. Freddie Highmore e Vera Farmiga fazem um ótimo trabalho, pois são personagens que passam por sutis mudanças ao longo dos episódios e eles conseguem transmitir essas mudanças com muita verdade. É muito interessante observar como Norman vai adquirindo um olhar meio psicopata ao longo das temporadas, enquanto Norma fica cada vez mais insegura com a situação do filho.

Para quebrar a tensão que ronda os protagonistas da história, temos dois outros personagens que também fazem parte do núcleo principal: Dylan (Max Thieriot) e Ema (Olivia Cooke).

6u7htcsq9t_1qq2jh5ywy_file

Dylan

Dylan é o filho mais velho de Norma, meio-irmão de Norman. Nunca teve a atenção da mãe, que sempre direcionou sua vida para o caçula. Sem emprego e lugar para morar, ele vai até White Pine Bay em busca de dinheiro e acaba se estabilizando na cidade ao arrumar um trabalho um pouco suspeito.

Emma-Decody

Emma

Ema é colega de escola de Norman. Ela acaba virando sua melhor amiga, mas na verdade é apaixonada por ele. Mesmo com sua limitação física (precisa andar com um tubo de oxigênio no nariz por conta de uma doença), ela é muito inteligente e responsável por alguns acontecimentos importantes da história. Os dois trazem leveza para a trama porque de certa forma são os responsáveis por “cuidar” de Norma e Norman, sempre ajudando nas situações tensas que acontecem ao longo da série.

8xajv6vo4s_c311eq090_file

Alex Romero

Outro personagem que preciso destacar é Alex Romero (Nestor Carbonell). Ele é o xerife de White Pine Bay, o que não é uma tarefa fácil, já que o principal negócio da cidade é o tráfico de drogas e, por esse motivo, ele não pode combater as gangues – no máximo administrar as brigas entre elas. Além disso, ele se envolve com a família Bates, o que também torna sua vida na cidade bem mais difícil. É um personagem de caráter duvidoso às vezes, mas que sempre tenta agir com justiça – na medida do possível.

O que mais gostei em Bates Motel

A forma como conseguiram pegar um filme de uma hora e quarenta e cinco minutos e desenvolver uma história com tanta coerência e personagens tão complexos é admirável. Os criadores da série, Carlton Cuse, Kerry Ehrin e Anthony Cipriano foram muito criativos e conseguiram criar um suspense mais assustador que muitos filmes de terror por aí. Prender a respiração, não piscar e até ter vontade de chorar são reações comuns assistindo a série. Meu último destaque vai para Norma Bates, que  já entrou no meu ranking de personagens favoritas. Apesar de cometer algumas falhas em relação a Norman, ela é uma mulher muito forte, que teve uma infância terrível e que passa a vida tentando dar a volta por cima, mas nunca consegue. Pretendo escrever um post só sobre ela em breve.

Bates Motel está na quarta temporada. Os produtores já anunciaram que a próxima temporada será a última e, claro, veremos a cena clássica do assassinato do chuveiro. Quem vai interpretar a personagem Marion Crane é nada mais, nada menos que a cantora Rihanna, e aqui eu aproveito pra dizer que comecei a ver depois que fiquei sabendo dessa notícia rs.

Para encerrar, deixo uma frase que li por aí e que resume bem a minha opinião sobre a série: Hitchcock teria orgulho de Bates Motel!

                
 

10 Comentários

  1. FABIOTV disse:

    Olá, tudo bem? Confesso que acompanho muito pouco as séries norte-americanas… Bjs, Fabio http://www.tvfabio.zip.net

  2. Olá! Comecei a assistir Bates Motel depois de ter visto “Psicose”, e terminei a terceira temporada há alguns dias. Desde o início, fiquei reparando muito na relação da mãe e do filho, e tentando identificar semelhanças com o filme. Nem sempre eu conseguia, mas tinha vezes em que ficava impressionada com a complexidade psicológica desses dois personagens!
    E eu não sabia sobre esse babado da quinta temporada! Agora to mais empolgada ainda pra continuar vendo quando a Netflix atualizar de novo! kkk
    Ótimo post, e adorei o blog!

    loucura-porleituras.blogspot.com

  3. Lucas Souza disse:

    Oi Talita, tudo bom? Adoro Bates Motel, é uma ótima série. Se não conhece ainda, recomendo American Horror Story. É muito boa também.
    Beijoss

  4. KARINE disse:

    tô no começo da primeira temporada e tô achando a relação entre mãe e filho muito bizarra, sério, HAHAHAH atualmente pra mim, é por culpa dela que ele virou um psicopata.. mas fiquei curiosa com oq disse sobre não ser bem assim!

  5. Freetzersi41m disse:

    http://www.unstrut-aktuell.de/poznaj-auto/straze-miejskie-i-gminne-a-fotoradary
    Buying a new or used auto could be a hard approach unless you know what you really are undertaking. By educating yourself about car store shopping prior to deciding to head to the dealership, you possibly can make stuff simpler on your own. The following tips might help the next shopping vacation be more pleasant.

    Constantly provide a auto mechanic along when searching for a brand new car. Vehicle retailers are notorious for selling lemons and you do not want to be their after that victim. If you can not have a mechanic to think about cars with you, a minimum of make certain you have him look at your closing decision before you buy it.

    Know your limitations. Prior to starting store shopping for your forthcoming auto or pickup truck, choose how much you can manage to pay out, and stick to it. Don’t overlook to add fascination with your estimations. You will definitely pay around twenty percent as an advance payment also, so prepare yourself.

    Prior to seeing a car dealership, know what type of automobile you need. Research most of you options ahead of shopping so you can determine what works the best for your financial budget and family needs. Do your research to find out exactly how much you need to be paying for the prospective car.

    Prior to signing any commitment take the time to read through each and every collection, like the small print. If there is anything at all shown that you do not understand, do not indicator until you get an response which you recognize. Unsavory salesmen are able to use an agreement to place many costs that were not mentioned.

    Should you keep your previous suggestions in mind when that you just go looking for a car, you may be more prone to get a good bargain. Purchasing a vehicle lacks to become headaches. Use the tips with this post and you can obtain the automobile you want with a great selling price.

Deixe o seu comentário!