19/abr/2016

As semelhanças e diferenças entre Scandal e HTGAWM

oliviapope

Olivia Pope

Hoje vou falar um pouco sobre a série Scandal, mas antes de começar, uma pergunta: você curte How to get away with murder? Se sim, vai gostar desse post. Digo isso porque encontrei diversas semelhanças entre as duas séries. Se não viu nenhuma das duas, pode continuar a ler porque esse blog tem um compromisso em não soltar spoiler! 🙂

Para quem quiser saber um pouco mais sobre HTGAWM, leia: [Análise] How to get away with murder – 1ª temporada

Scandal e HTGAWM: séries irmãs?

As duas histórias foram criadas pela mesma autora, Shonda Rhimes, que também é responsável por Grey’s Anatomy, uma das séries de maior sucesso dos últimos anos. Em Scandal, a personagem principal é Olívia Pope (Kerry Washington), uma advogada que já trabalhou na Casa Branca, mas que hoje tem uma equipe de profissionais especializada em ajudar pessoas que possuem qualquer tipo de problema com a lei.

O primeiro episódio começa com a chegada de Quinn à equipe (Katie Lowes), e vamos entendendo junto com ela como funciona esse trabalho. Olívia é uma advogada conhecida por sua firmeza, competência e habilidade em consertar problemas. Conforme assistia os episódios da primeira temporada, enxergava nela uma espécie de Annalise Keating mais jovem.

scandal-serie-tv

Equipe de Olivia Pope

Mas as semelhanças não param por aí. Entre os casos que são resolvidos a cada episódio, temos um caso principal, envolvendo Amanda (Liza Weil) uma jovem que alega ter tido um caso com o presidente e que ameaça a sua reputação. Olívia é chamada para resolver esse problema, e ficamos naquela dúvida se Amanda fala ou não a verdade, como aconteceu com Rebeca de HTGAWM. E as duas são irritantes da mesma maneira.

As diferenças

Apesar de gostar de HTGAWM, fiquei quase decepcionada nos primeiros episódios de Scandal. Isso porque ouvi muitas críticas positivas sobre a série, e não esperava ver uma espécie de embrião de HTGAWM (Lembrando que Scandal foi lançada dois anos antes). Queria ver uma história diferente e, felizmente, foi isso que aconteceu.

Um dos grandes trunfos de Scandal é que ela mostra os bastidores da Casa Branca, algo que sempre desperta a nossa imaginação. Ela mostra as relações de poder, as artimanhas e, no caso dessa série, um presidente extremamente humano – tão humano que a gente até pensa: “Só na ficção mesmo”. E no meio disso tudo, temos um romance. Uma história de amor tão linda que até pensamos: “Só na ficção mesmo” rs. Mas é graças a esse drama romântico que temos toda a movimentação de crimes e traições que movem a história.

Acredito que a diferença entre as protagonistas das suas séries (lembrando que assisti só a primeira temporada de Scandal) é que enquanto Annalise não é lá um exemplo de pessoa, com suas atitudes duvidosas, Olívia é quase uma heroína. Digo “quase” porque na visão de alguns ela pode ter cometido um grave deslize na história…o que na minha opinião, não foi bem assim.

A série está na quinta temporada, e é exibida atualmente pela ABC. As 4 primeiras temporadas estão disponíveis no Netflix.

Quem assistiu as duas séries também notou essa semelhança? Compartilhe nos comentários!!

 

                
 

8 Comentários

  1. Luiza disse:

    Eu adoro HTGAWM!!! Vou separar um tempinho pra assitir scandal, adoro series desse genero principalmente qnd a mulher é a fodona hahahaha
    Luiza, ecletismo.com.br

    • Talita Cruz disse:

      Olá, Júlia!
      Se você gosta desse tipo de série, com certeza vai curtir Scandal haha.
      Obrigada pela visita!
      Bjus

  2. FABIOTV disse:

    Olá, tudo bem? Não sou muito de acompanhar as séries norte-americanas…Bjs e bom feriado! Fabio http://www.tvfabio.zip.net

  3. Lívs disse:

    AAA <3 AMOOOO HTGAWM, achei q scandal era apenas uma cópia barata, mas agora t^o louca pra assistirr

  4. Gilbson disse:

    Eu assisti primeiro a HTGAWM e fiquei bastante interessado para ver SCANDAL.

    No começo achei as séries bem semelhantes, mas com o passar do tempo é possível ver que há grandes diferenças.

    As tramas de Scandal me deixaram de boca aberta.

  5. Letícia disse:

    Assisti às duas séries e até hoje me pergunto pq Shonda criou duas séries tão iguais?

  6. Enny disse:

    How to get away with murder é quase um spin-off de Scandal. Acho que Shonda treinou em Scandal para arrasar em HTGAWM.

Deixe o seu comentário!